Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Google lança ferramentas anticensura

Fonte: People Promotions

Em evento especial realizado em Nova York , o Google anunciou um novo conjunto de ferramentas destinado a ativistas e organizações não governamentais. Nomeado de “Project Shield” ( será que o nome utilizado ser o mesmo da famosa organização de espionagem dos HQs da Marvel é uma mera coincidência? ), o serviço deve ajudar grupos a protegerem os próprios sites de ataques DDoS, sigla em inglês para ataques de negação de serviço, que podem derrubar páginas facilmente.

Tais ataques costumam ser lançados por governos que exercem rígido controle sobre o fluxo de informação na internet, a fim de proibir conteúdos que eles não desejam ver veiculados, e também por hackers.

Ainda em fase de testes, o projeto poderá ser utilizado por endereços que publicam notícias de forma independente, que cobrem eleições ou que dão informações relacionadas aos direitos humanos, dentre outros tipos.

Através da combinação de tecnologias de mitigação de DDoS do Google com o PageSpeed, serviço da companhia voltado para acelerar o carregamento de páginas (basicamente uma “rede de cache”), os donos dos websites podem disponibilizar o conteúdo através da infraestrutura do Google, deixando-o menos vulneravel.

A tática é muito similar à utilizada por empresas de segurança, como a Cloudflare, que protegem as páginas hospedadas em uma infraestrutura própria e mais sólida, dispondo de filtros de tráfego especializados que são responsáveis por um “balanceamento de carga”, direcionando os acessos aos servidores mais rápidos no momento. Em casos de muitas solicitações simultâneas e repetidas , como um ataque DDoS, são enviados dados da rede de cache (no caso do Google, o PageSpeed) aos computadores de onde vêm os pedidos, de forma a manter a página no ar.

O Google também fez o lançamento de uma ferramenta uProxy, que permite que um usuário compartilhe sua conexão de internet com outro, evitando assim controles governamentais.
Resta agora esperar que o projeto entre em funcionamento e que se faça bom uso dele. Afinal, de que adianta uma boa ferramenta se ela não for utilizada da maneira correta?

Confira o vídeo explicativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário