Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Como atua a esgotosfera petista - Caso da CPI da Petrobras

A esgotosfera petista atua de diversas formas, mas o objetivo é um só: atacar os adversários e defender as ações do PT e do governo Dilma. O assunto em pauta em todos os jornais, revistas e noticiários da TV é a criação da CPI da Petrobras. O objetivo da CPI é investigar a compra da refinaria de Pasadena, que nunca foi usada e custou mais de um bilhão de dólares aos cofres da estatal, supostamente por um erro administrativo da Comissão Administrativa, que, na época, era presidida por Dilma Rousseff.


A oposição reuniu o número de assinaturas necessárias para abertura da CPI no Senado Federal. Desde então, o governo tem movido mundos e fundos em busca de um só objetivo: barrar a criação da CPI. Entre as frentes de atuação os líderes do governo no Senado já usaram de ameaças contra os adversários, ameaçaram com represálias aos aliados que compactuassem com a criação da CPI, apresentaram requerimentos de todos os tipos pedindo a impugnação de assinaturas e ontem, no último golpe, apresentaram uma 'fundamentação' sem fundamento contra a instauração da CPI.

Atuação da esgotosfera petista no caso da CPI da Petrobras


A esgotosfera petista adota o discurso do governo. No caso da CPI da Petrobras não poderia ser diferente, são todos contra. Atacam adversários e espalham boatos de que a CPI está sendo criada para ser usada como arma eleitoral contra a presidente Dilma. O que é um erro. Agindo assim, só reforçam a imagem da excessiva preocupação do PT, quase uma confissão de culpa, de que, se instaurada, a CPI encontraria fatos que impossibilitariam a reeleição da presidente Dilma. Afinal, só teme, quem tem culpa no cartório.


A última tacada foi relacionar a criação da CPI com uma suposta declaração sobre o pré-sal dada pelo senador Aécio Neves, durante encontro com empresários em São Paulo. No evento, segundo os blogueiros petistas, Aécio teria criticado o atual modelo de partilha do pré-sal, criado pelo então presidente Lula. A declaração do senador, se de fato aconteceu, pois quem afirma são os petistas, que dizem terem recebido a informação de um dos participantes do evento, não foi explorada pelos demais veículos de informação. Também pudera, Aécio posiciona-se sobre o assunto desde o leilão do pré-sal, realizado no ano passado. Porque, então, só agora os blog's progressistas tratam do assunto?


Ao que tudo indica, relacionar a declaração do Pré-Sal com a criação da CPI da Petrobras é a última cartada dos blogueiros pró-governo para tentar tirar a credibilidade da investigação. Além disso, o caso é um exemplo da atuação sincronizada da esgotosfera petista e de como ela age na rede.


Como age a esgotosfera petista - Caso da CPI da Petrobras

Primeiro passo: inserir o assunto na esgotosfera 


No caso em que relaciona a CPI da Petrobras com as declarações do senador Aécio Neves sobre o pré-sal, a informação teria sido recebida de um suposto participante da reunião com empresários pelo autor do blog "Tijolaço". No blog, o autor escreveu um texto apelativo, intitulado: "Aécio diz em público o que Serra cochichava: quer o fim do modelo Lula no petróleo". A crítica de Aécio sobre o modelo de partilha é de conhecimento público. Aliás, o blogueiro retrata o fato como se o modelo de partilha do pré-sal fosse um modelo de excelência e que funcionasse muito bem, o que não é verdade.



Segundo passo: replicar o assunto na esgotosfera



Após inserir o texto na rede, o segundo passo é replicar. Nesse caso, o texto foi inserido pelo blog 'Tijolaço' e replicado pelo blog 'Brasil 247'. No Brasil 247, já no título da matéria, fica explicita a apelação de contrapor a declaração de Aécio Neves com a criação da CPI da Petrobras. De acordo com o blog, a CPI da Petrobras seria uma jogada eleitoral para a oposição por as 'garras' sobre o pré-sal e privatizá-lo. A contra-proposta de Aécio ao modelo de partilha é a concessão. Aí, surge a dúvida, não é o próprio PT e seus blogueiros que pregam que concessão e privatização são coisas bem diferentes? Ao que tudo indica, só são diferentes quando o PT faz. Quando a concessão é feita pela oposição, é privatização.




O próprio Brasil 247 tem interesses bem específicos com a manutenção da atual situação na petrobras. Afinal, o blog recebe patrocínio da estatal, como já denunciamos aqui na esgotosfera e como pode ser constatado na imagem acima. É pagamento direto! Ataca a CPI e recebe a cota de patrocínio, pagamento direto, nem disfarçam mais. É natural que o blog seja contra a criação da CPI. Já imaginou os senadores investigando os critérios adotados pela petrobras para definir os blogs mantidos pela estatal? 



Terceiro passo: disseminar o assunto na esgotosfera



A disseminação ocorre de forma gradual em dezenas de blogs regionais e de menor alcance. Eles funcionam para pulverizar o assunto e para indexar os termos no google e direcionar a busca para a matéria. Em uma rápida pesquisa, é fácil encontrar, pelo menos, uma dezena de pequenos blogs tratando do assunto.





Outros grandes blog's progressistas, que trabalham na defesa do PT e do governo Dilma, passam a explorar o mesmo assunto, como, por exemplo, o portal vermelho, que, coincidentemente, publicou uma entrevista em que trata do modelo de partilha e da CPI da Petrobras.



Esse é mais um exemplo de como age a esgotosfera petista. Colabore conosco denunciando outros casos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário